sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aparelho dental

Como o aparelho fixo funciona?

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligadurassão aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.
Abaixo você pode ver o aparelho fixo em detalhes:
Imagens do aparelho fixo
Foto do Aparelho Fixo Visão Lateral
Aparelho Fixo Visão Lateral
Foto do Aparelho Fixo Visão Frontal
Aparelho Fixo Visão Frontal
Foto do Aparelho Fixo Visão Oclusal
Aparelho Fixo Visão Oclusal




Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento?

É necessário apenas que a pessoa tenha boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento gengival, por exemplo). Se uma pessoa precisa de tratamento ortodôntico, ela deve antes fazer uma consulta com um dentista clínico para avaliar a saúde da boca.

Em média, quanto tempo dura o tratamento?

Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.

É verdade que se eu tiver consultas a cada quinze dias o tratamento avança mais rápido do que se as consultas forem mensais?

Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões nas raízes. Se a solução fosse diminuir os intervalos entre as consultas, todos os ortodontistas estariam terminando seus casos em um ano ou menos. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que este resultado tenha estabilidade. Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o problema do cliente e com o estágio em que o tratamento se encontra.
Eu preciso alinhar meus dentes, só que ainda me faltou coragem para colocar aparelho, mais é quase imperceptível amo meu sorriso e meus dentes. ^^ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário