terça-feira, 17 de maio de 2011

Coluna


Uma das coisas que sempre tento corrigir é minha postura, pq dor na coluna deve ser horrível.

1. COMO SENTAR 
Sentar sempre em cadeiras duras evitando poltronas macias. O encosto deve ter uma saliência na região lombar para dar suporte e manter a LORDOSE LOMBAR na posição correta. Os pés devem se apoiar completamente no solo ou em um pequeno estrado de 5 a 8 centímetros de altura. Os quadris devem ser mantidos em 90 graus ou levemente mais elevados. Evite debruçar-se sobre a mesa e apoie bem os braços mantendo o cotovelo em 90 graus.


2. COMO FICAR DE PÉ


Mantenha um estrado ou pequena banqueta de mais ou menos 10 centímetros de altura nos locais que você habitualmente permanece. Coloque alternadamente um dos pés na banqueta e trabalhe normalmente. Esta posição diminui a LORDOSE LOMBAR dando uma sensação de bem estar na coluna. Se não tiver banqueta colocar sempre um dos pés à frente.



3. COMO DORMIR 


Se o seu lado direito é o mais doloroso, deite de lado apoiando o lado direito no colchão e coloque um travesseiro entre os 2 joelhos. O colchão deve ser semi-rígido, mais para o rígido do que para o mole.


4. COMO PEGAR E CARREGAR UM PESO

Se o peso estiver a altura das suas mãos, coloque um dos membros à frente, dobre ambos os joelhos, faça um "pelvic tilt" pegue o peso e traga-o para próximo do seu corpo.

Se o peso estiver no solo, você deve agachar-se e dobrar completamente ambos os joelhos, pegue o peso próximo do seu corpo e fique de pé "esticando" ambos os joelhos. Descarregue o peso nos joelhos e não na coluna.


5. PARA TOSSIR E ESPIRRAR
Se estiver de pé dobre um pouco os joelhos e contraia a musculatura abdominal (pelvic tilt). Se estiver sentado force a coluna lombar contra o encosto da cadeira e contraia a musculatura do abdômen .


6. NÃO DOBRAR O TRONCO para frente quando você tem DOR. Dobre os joelhos para fazer a cama por exemplo.

7. PARA LAVAR ROUPA, coloque o pé sobre uma banqueta e faça o "pelvic tilt" com freqüência.

8. PARA DIRIGIR CARRO


Sente o mais próximo possível do volante e desta maneira você estará mantendo os seus joelhos um pouco mais alto que os quadris. Coloque uma almofada atrás da região lombar. Pare o carro a cada 30 -40 minutos, desça e faça vários "pelvic tilt".



Desvios Posturais
Escoliose – é um desvio lateral da coluna em qualquer das regiões, podendo até levar a um formato em “S”. Quando apresenta um grau exagerado pode comprometer o sistema respiratório e todas as musculaturas associadas.
Hipercifose – é o aumento anormal da Cifose Torácica, sendo causas frequentes a má postura ou déficit de condicionamento físico. Existem algumas doenças reumatológicas que podem causar essa deformidade. Esse desvio pode ocorrer na terceira idade pela modificação natural da musculatura.
Hiperlordose – é o aumento anormal da Lordose Lombar, muito característico em mulheres.





Nossa só de ver esta imagem doí minha coluna eu hein

Nenhum comentário:

Postar um comentário