sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pinscher


Tenho uma Pinscher a Laurinha tem 2 anos e resolvi obter mais informações sobre esta raça muitas vezes chatinha kkkkk amo meu bbcão

PINSCHER MINIATURA 


Origem
As origens são conhecidas, mas a sua presença aparece documentada por numerosas representações antigas. Sabe-se que o pinscher era encontrado nas florestas da Alemanha, há séculos, onde passou a ser criado. O verdadeiro movimento deu-se em 1895, com a fundação do pinscher Clube Alemão, que redigiu o primeiro padrão da raça. Mas especula- se que o pinscher descende do cruzamento do Italian Greyhound, com o pequeno techel (o nosso conhecido "Salsichinha").
Na Alemanha é encontrado dois tipos de tamanho: o médio e o miniatura. No Brasil só temos exemplares MINIATURAS. Há ainda outros tipos de pinscher na Alemanha e Estados Unidos: o Afghan Pinscher, que surgiu do cruzamento do Griffon e Schauzer, que são conhecidos como grandes caçadores de ratos, e o Pinscher Manchester, de tamanho maior, que foi usado na criação da raça Dobermann.
Na Alemanha, no princípio do século, começaram a aparecer nas ninhadas exemplares de pelo duro que deu, e exemplares de pelo liso (curto), isto é, animais com pelagem de texturas diferentes numa mesma ninhada. Estabeleceu-se, então, por parte do clube correspondente, que nenhum exemplar de pelo curto seria inscrito, se não descendesse, pelo menos de três gerações de pelo curto. Não se registrou mais nenhum animal que não pudesse preencher este requisito. A seleção deu resultados concretos e hoje é difícil que apareçam indivíduos de ambas as variedades em uma mesma ninhada. Os de pelo duro são os SHNAUZER, e os de pelo liso (curto) são os PINSCHER.
Características gerais
Classificado como cão de luxo, apesar de ser excelente guarda, seus traços característicos são a distribuição bem proporcionada do corpo: a altura, medida da cernelha ao chão, deve ser rigorosamente igual ao comprimento desde a cernelha até a raiz da cauda, para o macho. Para a fêmea admite-se uma pequena tolerância na proporção, sendo que as fêmeas podem ser um pouco mais compridas.
É um cão de grande mobilidade, ágil, de aspectos muito elegante. Temerário e alerta, embora de caráter dócil, revela- se ótimo guardião da casa. É muito desconfiado com estranhos.
Por seu pequeno porte, e também por suas qualidade de guardião , é um cão que se adapta muito a apartamentos.
Se observarmos o andar de um Pinscher vê-se outra característica da raça: suas passadas curtas e rápidas.
Possuem uma audição bastante aguçada e percebe com facilidade a aproximação de estranhos. Por esta razão é considerada excelente cão de guarda: seu latido alerta o dono e afugenta os estranhos.

Além dessa qualidade é um cão fácil de se cuidar. A pelagem lustrosa e curta dispensa maiores cuidados.
Temperamento Especial
É um cão muito agitado, que gosta de chamar a atenção de todos que estão à sua volta para si mesmo. Apesar de gostar de crianças, não se aconselha que conviva com crianças muito paquenas, pois podem machucá-lo (dado o seu tamanho), e consequentemente provocar nele uma reação violenta.
É um cão muito fiel ao dono e mas agressivo com estranhos, não tem medo de nada, nem de ninguém, como que não tendo consciência de seu diminuto tamanho.
É, também, um tanto brigüento, pouco sociável com outros cães, sendo aconselhável mantê- lo afastado dos outros animais. No mais, é uma raça fácil de ser criada, por ser de saúde resistente, dificilmente ficando doente.
O Pinscher tem somente um padrão de tamanho definido oficialmente : que é de 25 a 30 cm de altura, da cernelha (que é a região onde as espáduas se encontram) ao chão. Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que o desclassifica para competições.
A cada cria costumam nascer de 4 a 6 filhotes. O corte das orelhas, por motivos estéticos, deve ocorrer entre os 2meses e meio e 3 meses. O corte do rabo , geralmente é feito nos primeiros dias de vida. Procure sempre um médico veterinário para essas tarefas.
Cuidados com o pinscher
É um cão que dispensa maiores cuidados. M banho mensal já o suficiente para mantê- lo limpo, desde que seja escovado duas vezes por semana.
Como ele é um cão, já por tipicidade da raça, agitado, não se deve deixar que o provoquem, mesmo sendo "engraçadinho" vê - lo reagir corajosamente aos estímulos, pois nessas ocasiões, os batimentos cardíacos aumentam muito, e tais atitudes, podem levá-lo a problemas cardíacos. Deve - se evitar de deixa-lo na frente da casa para ser provocado por meninos que passam pela rua: isso é muito estressante para ele. As invés dessas atitudes, brincar com ele é uma boa atitude. Ele é, também , muito carinhos e gosta de muito "dengo".
No inverno, como tem pelos curtos, o pinscher sente muito frio. É aconselhável deixa-lo dormir em lugares abrigados e vestir nele"roupinhas", facilmente encontradas em lojas especializadas em animais.
ALIMENTAÇÃO
Uma boa ração e água é o suficiente. Hoje, existem no mercado rações industrializadas de primeira linha, que suprimem todas as necessidades do animal, não sendo necessário dar mais complemento alimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário